• Categorias
  • Solte os Cachos


    Minha mãe é branca e tem cabelos cacheados que um dia já foram lisos (lisos de verdade, a ponto de ela usar um corte chanel quando tinha a minha idade). Meu pai era negro e seus cabelos eram crespos. Graças a essa mistura eu nasci com o cabelo bem enrolado, até tenho umas fotos de quando era criança, em que o meu cabelo está muito volumoso e bagunçado, porque ele demorou um tempo para adquirir certo “peso” e os meus cachinhos ficarem no lugar. Enquanto eu era uma criança tudo estava bem, afinal brincar com minhas Barbies era muito mais importante do que saber se as outras pessoas gostavam ou não do meu cabelo.

    Quando a adolescência chegou, comecei a ficar um pouco mais vaidosa, como acontece com a maioria das garotas nessa idade. Nessa época meu cabelo começou a me incomodar bastante e me dar várias dores de cabeça. Eu tinha muita vontade de usar meus cabelos soltos como todas as outras garotas faziam, mas sempre ouvia que isso não era possível porque quando meu cabelo secasse ele ficaria “alto”. Nem consigo acreditar que eu considerava o volume como um defeito, hoje em dia quanto mais volume meus cachos tiverem, melhor!

    Ficava com essa história do volume na cabeça, então sempre que saía prendia meu cabelo em um rabo de cavalo bem forte, penteava a raiz e passava bastante gel para que nenhum fio ficasse fora do lugar. Várias vezes eu senti dores de cabeça por causa do penteado, mas me fizeram acreditar que aquela era a única solução se eu quisesse me sentir bonita. E quer saber de uma coisa? Eu nem me sentia assim.

    Lá pelos meus 14 anos a escova progressiva virou febre entre as jovens. Todas as garotas tinham os cabelos muito lisos e com franja, e quando eu digo todas não estou exagerando, aquele realmente era o padrão de beleza oficial em todos os shoppings e escolas. Comecei a ficar louca, queria muito aquilo para mim. Insisti com minha mãe até que ela pagou uma tia minha que era cabelereira para fazer a química no meu cabelo. Aquele cheiro forte do formol me deu alergia e eu odiei ter que ficar horas sentada na cadeira do salão, mas ainda assim eu acreditei que tudo valia a pena. Saí do salão realizada, porém na segunda vez em que lavei o cabelo após fazer a escova, o meu sonho escorreu pelo ralo, literalmente. Meu cabelo estava horrível! Ele não ficava totalmente liso, mas os meus cachos também não existiam mais, e eu continuava infeliz.

    Quando fiz 18 anos resolvi dar uma basta nessa situação. A química agredia muito os meus fios e ainda assim não trazia os resultados desejados, então não compensava continuar gastando tempo e dinheiro com aquilo. Fazer essa transição não foi fácil. Esperei meu cabelo crescer e fui cortando aos poucos até estar livre de todo o produto da progressiva. Mesmo após a transição eu não era completamente feliz com meus cachos. Saía de casa com o cabelo ainda molhado e se ele começava a secar já me dava o maior desespero. Quando entrei na faculdade, acordava às 5 da manhã só para poder lavar o cabelo antes de sair de casa!

    Só fiquei em paz com meus cachos quando conheci o método de pentear chamado fitagem (se você é cachada e ainda não conhece procure algum tutorial no youtube, garanto que vai mudar a sua vida). Hoje em dia minha vida capilar é só alegria! No início do ano passado até criei coragem para realizar meu sonho de ficar ruiva, e estou cada vez mais apaixonada pelos meus cachos acobreados.

    Resolvi compartilhar minha experiência com vocês para ajudar quem ainda está com medo de fazer essa transição. Se você prende ou alisa seus cachos por medo de se assumir, desencana moça! Cabelo cacheado não é “cabelo ruim” como muito gente insiste em falar. É cabelo bom, é lindo, e assumir os cachos provoca uma sensação de liberdade muito gostosa. E se você faz progressiva e se sente bem assim, tudo certo também, só tome cuidado para sempre escolher bons profissionais e produtos de qualidade. O que importa de verdade é você se sentir bonita e estar bem consigo mesma. Ser feliz sempre deve ser a nossa prioridade.
    COMENTÁRIOS DO FACEBOOK
    COMENTÁRIOS DO BLOGGER

    0

    Postar um comentário



     
    Copyright © Blog da Vanessa | Todos os direitos reservados | Desenvolvimento por VR DESIGN :: VOLTE AO TOPO