• Categorias
  • We Can Do It! – Um texto sobre o Empoderamento Feminino

          Fonte da imagem: Negahamburguer



    “Não sei se sou qualificada para estar aqui.
    Tudo que eu sei é que me importo com esse problema
    e eu quero melhorar isso.”
    Emma Watson


    Houve um tempo, não muito distante, em que eu fugia dos espelhos. Trocava de roupa bem longe deles e quando me vestia só dava uma olhadinha, bem rápida, que era pra não encontrar algum defeito que acabasse com a minha vontade de sair. Nas poucas vezes em que eu decidia encarar o reflexo era um tal de usar uma roupa  que “disfarçasse a barriga”, usar um sapato que “alongasse as pernas”, cortar o cabelo de um jeito que “afinasse o meu rosto". Era tanta regra que me arrumar se tornava uma tarefa mais chata que estudar geografia (se você gosta de geografia, sinta-se à vontade para inserir aqui a matéria que mais odeia).

    Acontece que de uns tempos pra cá as coisas começaram a ficar meio diferentes. Às vezes quando eu estava passeando pelo quarto, principalmente nua, eu me surpreendia parada diante do espelho, assustada por enxergar tanta beleza naquela imagem refletida. Estava me achando bonita pela primeira vez em muito tempo! Será que minha mãe tinha trocado meu espelho tradicional por um daqueles que distorcem as imagens? Será que eu finalmente tinha perdido aqueles quilos que me incomodavam tanto? Será que as minhas caminhadas até o ponto de ônibus tinham causado algum efeito milagroso sobre os músculos do meu corpo?

    A resposta para todas essas perguntas é um claro e sonoro “NÃO”. Fiquei um tempo tentando entender o que havia acontecido comigo, qual era a explicação para que de um dia para o outro eu começasse a me encantar com um corpo que até então só me trazia frustrações. O esclarecimento dessa dúvida só veio mais tarde, alguns meses atrás, para ser mais exata. O empoderamento feminino tinha se alastrado pela minha mente, mesmo que naquela época eu ainda não soubesse nomear isso.

    Palavra poderosa né?! Esse nome pode até assustar a princípio, mas entender essa causa é mais simples do que você imagina. Primeiro é importante saber que o empoderamento feminino não é uma causa individual. Não é nada sobre um passo a passo que se for seguido ao pé da letra te tornará uma mulher empoderada, mas sim sobre o que você pode fazer para, cada vez mais, unir e fortalecer as mulheres. É a luta por uma igualdade de gênero nos muitos ambientes onde as mulheres ainda são a minoria, é chegar até as mulheres que ainda se sentem oprimidas e diminuídas e dizer “Ei, você não deve permitir que ninguém diga o que você deve fazer, e como deve se vestir ou se comportar. Você tem a capacidade e o direito de fazer o que quiser com o seu corpo e a sua vida!”.

    Quando se empodera uma mulher, uma parte do mundo se transforma junto com ela. Uma parte de um futuro melhor para a nossa humanidade passa a existir ali, naquele instante. Uma mulher empoderada tem a capacidade de transmitir ideias a todos que estão a sua volta, ela tem a capacidade de gerar uma reação em cadeia que dificilmente é interrompida, mas que ainda assim deve ser cuidada com atenção. Precisamos aumentar a autonomia da mulher e extinguir sua passividade diante das opressões constantes que ela sofre, o empoderamento feminino deve ser uma luta diária, sem pausa e sem descanso.

    Naquele dia em que eu me olhei no espelho e pude enxergar uma beleza imensa em cada uma das dobras da minha barriga, em todas as minhas estrias, em todas as minhas celulites e em todos os outros defeitos espalhados pelo meu corpo, eu pude viver uma das experiências mais maravilhosas de toda a minha história. E é por isso que vou continuar essa nossa luta, empoderando quantas mulheres eu conseguir, para que todas elas possam se sentir da mesma forma que eu me sinto todos os dias quando acordo e me encaro no espelho. Porque posso afirmar com toda certeza que olhar para si mesma, se amar como você é, e sentir que é capaz de realizar qualquer desejo do seu coração, é uma das melhores sensações que você experimentará em toda a sua vida.


    Para conhecer mais sobre o Empoderamento Feminino:
    3. Carol Rossetti - Página no Facebook / Site
    COMENTÁRIOS DO FACEBOOK
    COMENTÁRIOS DO BLOGGER

    0

    Postar um comentário



     
    Copyright © Blog da Vanessa | Todos os direitos reservados | Desenvolvimento por VR DESIGN :: VOLTE AO TOPO